sábado, 7 de outubro de 2017

O que tem roubado seu tempo?




Por Jessé Carlos

O tempo é o Senhor da razão ...:

Frases como estas estão no perfil de muitas pessoas. Eu perguntei para um amigo o porque desta frase em seu perfil e ele me disse: “Para mim o tempo resolve quase tudo”. Olhando de forma grosseira posso de fato entender a forma subjetiva como tratam a ideia do tempo, alguns faltam dizer que o tempo é Deus...ou Deus e o tempo se fundem, como os gregos procuravam demonstrar em suas lendas.



Mas a Bíblia deixa claro na fala do Sábio que o “tempo” impõe ou demonstra a necessidade de nos organizarmos, afinal ele não é Senhor de nada, mas marca tudo. Penso que o nosso cronometro existencial não existe por acaso... ele nos limita, nos estimula, nos consola, nos dá plena consciência do tamanho de nossa importância.

Um velho jogando futebol americano, uma criança levantando paredes coisas que não conseguimos aceitar, então dizemos: “muito fora do seu tempo”. Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todos os propósitos debaixo do céu. Eclesiastes 3

Peço sua reflexão quanto ao tempo que vives, quanto a forma que vives, as escolhas que fazes, os projetos que pensas desenvolver; afinal tudo isso há de refletir em sua qualidade de vida, pois o nosso tempo é definitivamente limitado. A falta de foco, a falta de objetividade têm tornado o nosso aliado (tempo) um inimigo implacável.

São muitas as pessoas que não respeitam a necessidade de organizar e programar seu tempo. Esquecem se que suas vidas estão limitadas, e com isso não devem fazer projetos que ultrapassem seu limite de existência, a não ser que queiram dar uma contribuição para algo que sendo maior que sua existência deverá contar com a participação de outros.

Jesus deixou visível que seriamos parte de seus planos para a implantação da igreja, Ele usou bem seu tempo de vida humana, fazendo tudo que tinha de ser feito, e mostrando que a extensão da igreja precisaria de mais tempo, e com isso Ele prepara homens comuns para uma obra extraordinária.

Tentaram pará-lo, tentaram distraí-lo, mas ele soube projetar se no tempo, ensinando nos que não podemos permitir que nos roubem o tempo. Quanto ao nosso tempo, o que tem nos roubado o tempo?  As ocupações com dias trabalhosos? As preocupações com problemas alheios? O uso excessivo dos recursos tecnológicos? A necessidade desenfreada de tratar com todas as redes sociais? As muitas ocupações em cargos religiosos? Uma centralizadora administração?

Quem paga a conta quando este roubo acontece? O seu humor, sua paciência, sua esperança, sua alegria, sua paz e dependendo do caso até sua fé.

Um conselho Bíblico ... Jesus ensinou-nos que antes de construir devemos ver os recursos, avaliar as condições, pois não é bom começar e não terminar. Um projeto inacabado gera muitos desconfortos inclusive a perda de tempo.

Um conselho prático ...  Compre agenda, faça planilhas, divida tarefas, busque parcerias e seja organizado.

“um homem pergunta ao tempo, quanto tempo ele (o tempo) tem? O tempo responde que nem tem tempo de dizer ao homem quanto tempo de fato tem....” Encerro dizendo ... Jesus é o Senhor e ele Reina até mesmo sobre o tempo

Vivendo em Obediencia

(I Samuel 15:22) - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 

Todos nós conhecemos a história de Jonas, um dos profetas mencionados no Antigo Testamento que viveu uma experiência impactante, sem precedentes. Esta experiência tem início com uma convocação. Em determinado momento de sua vida Jonas recebe o seguinte direcionamento do Senhor: “Vá para Nínive e pregue a mensagem ali”. Certamente este destino não tem muito significado para nós, pois esta cidade e as características de seus habitantes são desconhecidas para muitos de nós. Nínive era a capital do Império Assírio. Era uma cidade poderosa, com palácios e templos magníficos, ruas largas e muralhas maciças. O profeta hebreu Naum se referiu a ela como a “cidade de derramamento de sangue”.

Era na capital deste império extremamente violento que Deus queria que Jonas pregasse uma mensagem de condenação. Sua rota já estava marcada. Numa primeira leitura deste livro corremos o risco de nos impressionar tanto com o fato de Jonas passar três dias dentro do ventre de um peixe que desprezamos algumas pérolas existentes neste relato.

A primeira delas, é o fato de encontrarmos neste livro um Deus Todo Poderoso que fala com um simples ser humano. Isto é um privilégio inigualável e que não está limitado ao tempo de Jonas. Este Deus falou com Jonas e ainda fala conosco. Sua voz pode ser ouvida ainda hoje por homens comuns, pois o mérito não está na perfeição humana nem na capacidade de seus ouvidos, mas na infinita Graça e Misericórdia deste Deus Todo Poderoso. Esta afirmação pode gerar uma pergunta: Porque parece ser tão difícil ouvir Deus? Somos uma geração marcada por muitas vozes, muitos sons, ou seja, temos muitas opções de vozes, inclusive a de Deus. Diante destas possibilidades de incentivá-lo a desejar ouvir a voz do Deus Todo Poderoso. Mais que desejo, nós dependemos de ouvir a Sua voz, pois na Palavra de Deus está a melhor direção para nossa vida. Ele ainda fala de maneira que podemos compreender, basta querer. O teu desejo deve ser transformado em atitude. O silêncio de Deus revela a nossa falta de atitude. Fico com a orientação dada pelo próprio Deus através do profeta Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Neste momento surge uma segunda pérola que precisa ser observada com carinho. Cremos que Deus é o nosso provedor, cuidador e sustentador. Segundo Tiago, em sua epístola no capítulo 1 e versículo 17, “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Não há como negar que ter condições financeiras é algo muito bom, pois o dinheiro nos proporciona momentos interessantes, alguns deles são inesquecíveis.  O fato de Deus te dar condições não significa que deve fazer o que você quiser, não, esta não deve ser a nossa postura. Se agirmos como Jonas corremos o risco de usar a dádiva de Deus (dinheiro) para patrocinarmos uma vida de desobediência. Jonas nos deixou este exemplo, pois ele utilizou os recursos que Deus lhe havia dado para comprar uma passagem para uma direção oposta àquela que o Senhor lhe determinara.

Além da desobediência de Jonas podemos falar sobre o equívoco de Sara, esposa de Abraão. Deus havia falado claramente que ela geraria um filho. Os anos se passaram e ela ficou cansada de esperar a promessa do Senhor e decidiu assumir o controle do seu próprio destino. Foi lá e disse para o marido se deitar com a sua serva Hagar, no intuito de obter o prometido e tão esperado filho.
Assim como esses personagens Bíblicos, há diversos momentos em nossas vidas em que nos vemos diante de uma encruzilhada: obedecer ou desobedecer? Precisamos ter em mente que a única maneira de sermos bem-sucedidos nessa vida é obedecendo ao Senhor. Dessa forma, quando obedecemos a Deus estamos mostrando a Ele que confiamos nEle para direcionar as nossas vidas e podemos ter a certeza de que o resultado será positivo. Há uma benção especial na obediência. Ela nos aproxima de Deus. Segundo John Bevere, “fé e obediência são inseparáveis, porque a obediência é evidência da verdadeira fé”. E nós sabemos que “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6).

Posse do Ev. Eliabe Motta Congregação Monte Alegre 06/10/2017